Circuito do Vinho

Tanino, frutado, amadeirado, mentolado, terrier, Cabernet Sauvignon, Bordeaux… Se você se desesperou com esse imenso vocabulário, muita calma, estamos aqui para simplificar e esclarecer alguns termos do mundo vinho, elaboramos um breve manual com os principais vinhos produzidos no mundo, suas características e classificação. Aprenda um pouco mais sobre o universo da enologia e saiba o que você está bebendo ou gostaria de beber.
No Brasil a bebida tem seu consumo per capita em 2 litros ao ano, enquanto um europeu chega a consumir em média 60 litros por ano. E, embora para alguns o ato de tomar vinhos represente um ato quase alquimista, os enologistas recomendam simplicidade na hora de saborear a bebida.

Tipos de Vinho - Circuito do Vinho

Classificação

Os vinhos são classificados de acordo com a classe, cor e teor de açúcar.
Para identificar a procedência do vinho, ou como dizem os especialistas: o terroir (local onde foi produzido), o consumidor deve observar no rótulo da garrafa o nome da vinícola, data da safra e o nome da uva.

Classe

De Mesa – É o vinho com graduação alcoólica de 10° a 13° GL. E estes se classificam em Finos ou Nobres, Vinhos Especiais, Vinhos Comuns e Frisantes ou Gaseificados;

Leve – É o vinho com graduação alcoólica de 7° a 9,9° G.L.;

Champanhe – É o vinho espumante, resultante de uma segunda fermentação alcoólica de vinho com graduação alcoólica de 10° a 13° G.L.;

Licoroso – É o vinho doce ou seco, com graduação alcoólica de 14° a 18° G.L. Adicionado ou não de álcool potável, mosto concentrado, caramelo e sacarose;

Composto – É a bebida com graduação alcoólica de 15° a 18° G.L., obtida pela adição ao vinho de macerados e/ou concentrados de plantas amargas ou aromáticas, substâncias de origem animal ou mineral, álcool etílico potável e açúcares. São o vermute, o quinado, o gemado, a jurubeba, a ferroquina e outros.

Cor

Tinto – Elaborado a partir de variedades de uvas tintas. A diferença de tonalidade depende de tipo de fruto e maturidade;

Rosado – Produzido de uvas tintas, porém após breve contato, as cascas que dão a pigmentação ao vinho são separadas. Obtém-se também um vinho rosado pelo corte, isto é, pela mistura, de um vinho branco com um vinho tinto;

Branco – Produzido a partir de uvas brancas ou tintas, a fermentação é feita com a ausência das cascas.

Teor de Açúcar

Seco – Possui até 5 gramas de açúcar por litro;

Meio Doce (demi-sec) – Possui de 5 gramas a 20 gramas de açúcar por litro;

Suave – Possui mais de 20 gramas de açúcar por litro.

Tipos de vinho

Cabernet Sauvignon

Origem: Bordeaux, França

Onde é produzido: França (Bordeaux), Estados Unidos (Califórnia), Chile, Argentina, Austrália, África do Sul, Itália e Brasil.

Conhecida como “a rainha das uvas tintas”, é a uva vinífera mais difundida no mundo. A mais clássica e conhecida das variedades de vitis vinífera, base do corte usado nos grandes vinhos de Bordeaux (Latour, Mouton-Rothshild, Lafite, Latour, Margoux, etc).

Responsável pelos melhores rótulos do planeta, seu fruto é resultado do cruzamento das uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc. É bastante consistente e cresce bem em muitas denominações. Em algumas, origina vinhos de rara profundidade, riqueza, concentração e longevidade.

Malbec

Origem: Bordeaux, França

Outros nomes: Côt (Loire, França), Auxerrois (Cahors, França), Pressac.

Onde é produzido: França, Argentina e Chile.

Possui cachos e bagas de tamanho médio. Esta uva se tornou emblemática na Argentina, onde é responsável pelos melhores vinhos tintos produzidos no país.

Merlot

Origem: Bordeaux, França

Onde é produzido: França (Bordeaux), Norte da Itália, Estados Unidos, Chile, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Brasil.

Possui cacho geralmente alado de tamanho médio, e as bagas são pequenas. Similar à Cabernet Sauvignon, entretanto mais suave, tem sabor mais macio e aromas mais frutados.

Bordeaux

Origem: Bordeaux, França

Este vinho francês é resultado da mistura de cinco tipos de uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Malbec e Petit Verdot. As proporções variam conforme o produtor e a localização. Esta mescla é chamada “assemblage” e permite uma gama imensa de harmonizações.

Cabernet Franc

Origem: Bordeaux, França

Onde é produzido: França (Bordeuax, Loire), Argentina, Austrália, Estados Unidos (Califórnia) e Nova Zelândia.

Sua uva tem cacho médio, formado por bagas pequenas. É a terceira uva tinta mais importante de Bordeaux (Pommerol e Saint Emilion).

Tannat

Origem: França

Onde é produzido: Uruguai, França, Brasil, Austrália e Itália.

É usualmente utilizada em assemblage com Merlot para suavizar o vinho. Tem cacho grande e bagas médias ou pequenas. É considerado o vinho emblemático do Uruguai.

Produz vinhos estruturados e de coloração muito intensa, por ser rico em compostos fenólicos. Geralmente ácido, se for envelhecido em barrica de carvalho, torna-se relativamente mais suave e agradável.

Sangiovese

Origem: Toscana, Itália

Outros nomes: Sangiovese grosso, Brunello, Uva brunella, Morellino, Prugnolo, Prugnolo gentile, Sangioveto, Tignolo e Uva Canina.

Onde é produzido: Itália, Estados Unidos, Argentina, Austália.

Trata-se da variedade mais plantada na Itália, é a base dos grandes vinhos da Toscana – Chianti, Brunello di Montalcino e Vino Nobilo de Montpulciano. O nome significa o sangue de Júpiter.

Syrah (Shiraz)

Origem: Rhône, França

Outros nomes: Syrah (França), Shiraz (Estados Unidos, Africa do Sul, Austrália e Canada)

Onde é produzido: França (Rhône), Itália, Austrália, África do Sul, Chile e Argentina.

É proveniente do cruzamento natural entre as variedades Mondeuse Blanche e Dureza. Seu cacho é de tamanho pequeno e médio, e as bagas são pequenas. Parece se dar bem em diversas denominações. No sul da França é usada misturada com outras uvas para produzir vinhos como Châteuneuf-du-Pape e também muito utilizada no Languedoc.

Pinot Noir

Origem: Borgonha, França

Outros nomes: Spätburgunder (Alemanha), Pinot Nero (Itália)

Onde é produzido: França (Borgonha, Champagne), Chile, Itália, África do Sul, Nova Zelândia.

É uma variedade reconhecida pelos bons vinhos de sua região de origem e por sua qualidade como vinho base para a elaboração de champagne e de espumante. Ainda pouco cultivada no Brasil, tem o fruto ovalado com casca ligeiramente grossa. É uma uva inconstante e difícil de cultivar e vinificar e pode gerar tanto tintos inexpressivos como muito complexos. Sua pele é muito fina podendo machucar ou quebrar muito facilmente.

Porto

Origem: Douro, Portugal

O Vinho do Porto é o mais conhecido dos chamados “vinhos fortificados”, dotados de maior teor alcoólico, resultado da adição de aguardente vinícula ao vinho, interrompendo o processo de fermentação, além de ter um processo de vinificação muito rápido, de dois a três dias. Embora existam alguns vinhos do porto secos mais difíceis de encontrar, a maioria é doce, resultado da sobra residual de açúcar que permanece no vinho quando a fermentação é interrompida.

Após este processo de adição de aguardente, o vinho passará por envelhecimento, mantendo contato com a madeira em pipas de características da Região Duriense e, posteriormente, engarrafados. Em alguns exemplares, após o engarrafamento, o vinho passar por um novo período de envelhecimento, mantendo-se reservado enquanto o vinho mantém contato com o oxigênio que sobra na garrafa após fechado.

É possível encontrar uma extensa gama de vinhos do porto, com diferenças de sabor e aroma. Isso porque, conforme o tempo e o tipo de envelhecimento, o vinho do porto apresenta determinadas características, recebendo uma classificação própria. Esse sistema também define o preço do vinho.

Chardonnay

Origem: Borgonha, França

Outros nomes: Aubaine, Beaunois, Melon Blanc e Pinot Chardonnay

Onde é produzido: França (Borgonha), Estados Unidos (Califórnia), Austrália, Nova Zelândia, Chile, África do Sul, Argentina, Brasil

Uva branca fácil de cultivar e vinificar, considerada a rainha das uvas brancas. Está espalhada em todo o mundo. É usada na produção de clássicos de alta qualidade e reputação na Borgonha, como Chablis, Montrachet e Poully-Fussé, além de ser um importante ingrediente do champanhe. Por não ser uma uva aromática, a passagem pelo barril de carvalho lhe confere maior complexidade em algumas regiões, principalmente do Novo mundo. Seu fruto é esférico e miúdo, e dá em pequenos cachos de forma cilíndrica.

Sauvignon Blanc

Origem: Bordeaux, França

Onde é produzido: França (Loire, Bordeaux), Nova Zelândia, Chile, Áustria e África do Sul.

Tem cachos e bagas pequenos. Pesquisa de DNA realizada indicou que a Sauvignon blanc e a Cabernet Franc são parentes da Cabernet Sauvignon.

  • Instagram

    • 2017 foi um ano maravilhoso pra gente!! Tivemos diversos eventos, cursos, palestras onde levamos um pouco desse Universo maravilhoso do Vinho!! Queremos agradecer a todos que compareceram em nossos eventos e tornaram tudo possível!! Em 2018 teremos muitas novidades!! Feliz Ano Novo pessoal!! A gente se encontra no ano que vem!! E não esqueçam, se forem beber, que seja com responsabilidade!!! Tim Tim 🍾🍷🍸🍹 #CircuitodoVinho #CircuitodoVinhodeVerão #chegalogo2018 #wine #vinhos #winelovers #amovinho
    • Só podemos  desejar que essa noite seja mágica e o verdadeiro espírito do Natal se faça  presente. Salud!! 🍷
    • Hoje é sexta e ainda é Verão!!
Quer mais motivos pra comemorar?
Chegou a época dos espumantes, champagnes, brancos, verdes e os querídissimos rosès!! Viva ao Verão!! Viva a Sexta-Feira!! E se der sede já sabe, beba vinho!! Salud!

#vinhosdeverao #sun #verao
#CircuitodoVinhodeVerão #sunset #calor #vinhos #wine #sextou
    • Ja viram as fotos do nosso Circuito do Vinho de Verão? - Não!!
Enquanto 2018 não chega já da pra matar a saudade. 
Acesse nossa página no facebook ou clica no link na nossa Bio. 
#Chegalogo2018 #CircuitodoVinho
    • A Confraria Amavinho fez 3 anos!! Por conta disso, o Presidente da Confraria José Paulo Fernandes, preparou uma super programação para comemorarmos essa data.

Nós do Circuito do Vinho, juntos com o @coisanosssa vamos compartilhar com toda galera da Confraria, tudo que temos aprontado no Mundo do Vinho. 
As vagas se esgotaram!!! Vai ser uma noite memorável!! Salud!! 🍷🍾
    • Gente hoje é dia de #tbt. 
E como já estamos morrendo de saudades resolvemos compartilhar essa foto fofa da @louiespitz que também foi curtir o Circuito do Vinho de Verão no Lagoon e ainda resgistrou sua passagem por lá!! Amamos!! 💘🐶🐕 #tbt  #CircuitodoVinho #saudadeja
    • Amanhã no Royal Regence Palace Hotel acontece a Jornada Plano E!! Fomos convidadas a falar um pouquinho da nossa trajetória e ajudar com nossa experiência outras pessoas a reescreverem a sua história. 
As Vagas se esgotaram!! Vai ser lindo!!! Para saber mais acesse o link : https://joanarangel.net/jornadaplanoe/

#JornadaPlanoE #BolsadeEventos #CircuitodoVinho #Empreender #HistoriasReais
    • Esta edição do Circuito do Vinho foi um sucesso!

E isso não seria possível sem a presença do público que marcou presença nos 3 dias de evento.

Fica aqui o nosso muito obrigado e nos sigam em nossas redes sociais, aqui e em nossa página no Facebook, para ficar por dentro das novidades do Circuito do Vinho!

#CircuitoDoVinho #Lagoon #BolsaDeEventos #vinhos #sucesso #obrigado
    • Não podemos esquecer de nossos parceiros, que nos ajudaram na realização e no sucesso de nosso evento.

Fica aqui o nosso muito obrigado!

#CircuitoDoVinho #Lagoon #BolsaDeEventos #parceiros #obrigado #sucesso
    • E pra fechar com chave de outro esta edição de verão do Circuito do Vinho, daqui a pouco tem Fred Ostritz.

O cara é, praticamente, uma banda de um homem e só e promete deixar ninguém parado.

Vem que ainda dá tempo de conferir este show e aproveitar as melhores opções de vinhos para a próxima estação.

A entrada é franca! Esperamos por vocês!

O Lagoon fica na Av. Borges de Medeiros, 1424, na Lagoa.

#CircuitoDoVinho #Lagoon #BolsaDeEventos #musica #show #domingo #vinhos
    • Daqui a pouco, Fabiana Calvo vai estar no Circuito do Vinho Edição Verão, falando um pouco sobre dicas de taça, como receber em casa e vai desvendar alguns mitos sobre como se postar uma mesa.

Imperdível, né? O bate-papo começa às 16h, no Terraço do Lagoon. A entrada é franca!

O Lagoon fica na Av. Borges de Medeiros, 1424, na Lagoa.

#CircuitoDoVinho #Lagoon #BolsaDeEventos #taças #mesa #harmonização #vinhos
    • Hoje é o último dia do Circuito do Vinho Edição Verão no terraço do Lagoon.

Aproveite o seu domingo com as melhores opções de vinhos que combinam muito bem com o clima de verão. Além disso, tem diversas opções de comidinhas de dar água na boca e claro, uma belíssima vista da Lagoa Rodrigo de Freitas.

E hoje, a partir das 16h, tem uma palestra pra desvendar alguns mitos do vinho com Fabiana Calvo e às 20h, pra fechar com chave de ouro o evento, tem Fred Ostritz,

Esperamos por vocês! A entrada é franca!

O Lagoon fica na Av. Borges de Medeiros, 1424, na Lagoa.

#CircuitodoVinho #Lagoon #BolsaDeEventos #vinhos #domingo #Lagoa #Rj #EuAmoVinho